quinta-feira, 12 de novembro de 2009

* CEM ANOS DE ROSA

.

Como médico conheci o valor místico do sofrimento: como rebelde o valor da consciencia; como soldado o valor das proximidade da morte.


Cem anos de João Guimarães Rosa emocionando o mundo com sua literatura. Caipira para muitos, mas erudito e universal. Fabulista por natureza. Defendia o autor o homem do sertão.



Ano passado, atendendo a pedido de amigos lá de Cordisburgo, que realizou uma grande festa para comemorar os 100 anos de nascimento de seu ilustre Joazito, querido por todos, prometi também marcar a data com um trabalho literário.

Pensei comigo mil coisas: conto, crônica, ensaio biográfico - que já tem demais. Então decidi por uma coletânea diferente com textos sobre o centenário de Rosa divulgado nos jornais e revistas do Brasil. Idéia pensada, ruminada e decidida o negócio era ter acesso ao material publicado pela imprensa. Mais de um ano garimpando e contando com a ajuda de amigas e amigos que me enviavam material. E de tudo que li, tudo muito bem escrito, optei pelo conjunto de textos reunidos no Suplemento Literário de Minas Gerais. Para mim, nessa ocasião, o melhor retrato de Guimarães Rosa contemporâneamente escrito por autores que deram o melhor de si para falar o que sente sobre esse grande escritor mineiro.

Por isso, tudo ao pé da letra compiladamente, e respeitando todos os créditos, claro, bloguei esse momento numa coletânia da mais alta beleza. E aí está na Rede de Internet á disposição de quem quiser acessar e saber mais João Guimareas Rosas, sem ter que pagar nada por isso.

Boa leitura.

Welington Almeida Pinto